terça-feira, 5 de julho de 2016

Sobre o puchero gaúcho

PUCHERO

Termo da culinária espanhola que designa uma panela de cerâmica, ou ferro fundido, com um pé de cerca de 30 cm, e mais 30 cm da panela propriamente dita. O diâmetro é de cerca de 1 palmo. Nessa panela, eram colocados os ingredientes regionais, e cozidos lentamente, no calor da lareira. Por essa razão, as receitas de puchero são muito variadas.

O puchero, tradição da culinária gaúcha, deve ser servido como prato único. Ele tem como ingrediente principal a carne de peito, geralmente desprezada pela cozinha mais sofisticada.

 Puchero é um tipo de ensopado preparado na Argentina, Uruguai e Espanha, especificamente na região da Andaluzia e Ilhas Canárias.

O puchero é uma preparação à base de carnes e embutidos, legumes, verduras, que são cozidos juntos, e com temperos, na mesma panela. É uma preparação característica de vários países. Na Espanha, é chamado puchero ou cocido, sendo o mais conhecido o cocido madrileño. O Puchero é a versão espanhola para o cozido português.

1 porção = 1 prato fundo (587.0g)
número de porções = 10
Valor nutricional e calórico por porção
calorias = 371 kcal
carboidratos = 51.33 g
proteínas = 28.52 g
lipídios = 7.56 g
Ingredientes
- 3 cebolas cortadas em pedaços grandes
- 4 dentes de alho picados
- 1/2 Kg de carne de peito bovino sem osso
- 1/2 Kg de carne de peito bovino com osso
- 2 batatas médias picadas
- 2 batatas doces médias picada
- 1/2 mandioca picada
- 1/2 abóbora japonesa picada
- 1/2 cenoura picada
- 2 espigas de milho
- 3 chuchus picados
- 1/2 repolho picado
- 2 maços de couve picada
Modo de Preparo
Num caldeirão com água, coloque a cebola e o alho. Quando começar a ferver, acrescente as carnes cortadas em pedaços, deixando cozinhar por aproximadamente 1 hora, ou até formar um caldo consistente. Adicione aos poucos os vegetais, deixando a couve para o fim. Desligue o fogo quando as verduras e os legumes estiverem cozidos e sirva a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário