terça-feira, 5 de julho de 2016

Sobre o arroz e mandioca

1 - ARROZ - 25/10/2014
O arroz (constituído por sete espécies, Oryza barthii, Oryza glaberrima, Oryza latifolia, Oryza longistaminata, Oryza punctata, Oryza rufipogon e Oryza sativa) é uma planta da família das gramíneas que alimenta mais da metade da população humana do mundo. É a terceira maior cultura cerealífera do mundo, apenas ultrapassada pelas de milho e trigo. É rico em hidratos de carbono.
Para poder ser cultivado com sucesso, o arroz necessita de água em abundância, para manter a temperatura ambiente dentro de intervalos adequados, e, nos sistemas tradicionais, de mão-de-obra intensiva. Desenvolve-se bem mesmo em terrenos muito inclinados [carece de fontes] e é costume, nos países do sudeste asiático, encontrarem-se socalcos(terraceamento) onde é cultivado. Em qualquer dos casos, a água mantém-se em constante movimento, embora circule a velocidade muito reduzida.

MANDIOCA

Macaxeira (do tupi-guarani maka'xera "espíritos dos caminhos e das obras" ou "demônio")1 ou ainda aipim,2 mandioca-mansa,3 e pão-de-pobre4 são nomes populares brasileiros da planta Manihot esculenta. Essas denominações são atribuídas às raízes da mesma planta ou espécie mas que apresentam baixa toxicidade2 enquanto as plantas que contém maior teor de toxicidade são denominadas como mandioca.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário