terça-feira, 5 de julho de 2016

Sobre o pierogi ou pirogue



Conheça o pirogue, prato salgado típico polonês e muito fácil de fazer
Tradição dos imigrantes poloneses faz sucesso em SC no natal.
Pierogi
é um tipo de pastel cozido originário da Polônia e oeste da Ucrânia, onde é chamado Perohe.
Pierogi  são pasteis de massa primeiro cozidas e depois assadas ou fritas, normalmente na manteiga com cebolas, tradicionalmente recheados com batata, chucrute, carne moída, queijo ou frutas. Proveniente do centro e do leste europeu, eles têm formato normalmente semicircular, mas em algumas culturas podem ser retangulares ou triangulares.

Ingredientes

Pierogi pode ser recheado (exclusivamente ou em várias combinações) com purê de batatas, queijo, repolho, chucrute, carne, cogumelos, espinafre, ou outros ingredientes dependendo da preferência. Pierogi podem ser servidos em forma de sobremesa com o recheio de frutas frescas, como cereja, morango, pêssego, ameixa ou maçã; ameixa seca também é utilizado. Creme de leite pode também ser adicionado à mistura.
O recheio mais popular na cozinha polonesa é de purê de batatas com requeijão (ricota) e cebola frita. Um recheio popular para pierogi no Canada é purê de batata com queijo Cheddar. 1
Modo de preparo
Para a massa, coloque o trigo, os ovos, o sal e a água até dar um ponto consistente, de maneira que dê para esticar no rolo. Sove bem e estique.
Depois de aberta, a massa deve ter cerca de dois milímetros de espessura. Se ficar muito fina, pode furar durante o cozimento.
Para preparar o recheio, basta misturar a batata cozida e amassada, a ricota, a nata, a salsinha e o sal. Na hora de montar, corte a massa em círculos, recheie e feche. A receita rende aproximadamente 50 pirogues.
Depois de cozinhar por 10 minutos, adicione o molho preferido. Na colônia, o pirogue de nata é o mais apreciado. Para cobrir aproximadamente 10 pirogues, derreta 100 gramas de nata e tempere com sal a gosto.

Pierogi nas diferentes regiões

Polônia

Pierogi são servidos em uma grande variedade de formas e sabores (indo do doce para o salgado e até mesmo apimentado) na Culinária da Polônia, sendo considerado o prato nacional da Polônia. Pierogi era tradicionalmente uma comida do interior, mas eventualmente se tornou popular em todas as classes sociais. Eles são servidos em vários festivais, fazendo um importante papel como prato cultural. No Festival do Pierofi de 2007 na Cracóvia, 30.000 pierogi foram consumidos diariamente. Pierogui doce é comumente servido com creme de leite, e o salgado é servido com molho de bacon e pedaços de bacon. Os poloneses tradicionalmente servem dois tipos de pierogi para a ceia de Natal. Um deles é servido com chucrute e cogumelos, e outro menor recheado apenas com cogumelos é servido na sopa de beterraba.
Pierogi é provavelmente o único prato polonês que tem o seu próprio santo patrono. "Swiety Jacek z pierogami!", (St. Hyacinth e o seu pierogi!) é uma antiga expressão de surpresa, com alguma similaridade ao "Nossa senhora!" ou "Santo Deus!". A origem desta expressão é desconhecida.

Brasil

O pierogi é bastante conhecido em regiões do Sul do Brasil colonizadas por imigrantes polacos e ucranianos do oeste (rutenos), sobretudo no Paraná, onde pode ser encontrado na mesa dos milhares de descendentes de eslavos, em restaurantes típicos, e mesmo em barracas nas feiras de rua de Curitiba e em em diversos municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul: Ponta Grossa, Irati, Prudentópolis, Araucária, Contenda, Ariranha do Ivaí, Mallet, São João do Triunfo, São Mateus do Sul, União da Vitória, Canoinhas, Rio Azul, Rio Negro, Tijucas do Sul, Itaiópolis, Rio Negrinho, Papanduva, Mafra entre outros. Além da cidade de Áurea que é considerada a "Capital Polonesa dos Gaúchos".
Ingredientes
Recheio

1 quilo de batata cozida e amassada
1 quilo de ricota
300 gramas de nata
Cebolinha, salsinha e sal a gosto
Massa
1 e ½ quilo de farinha de trigo
2 ovos inteiros
3 gemas
½ litro de água
1 colher de sopa de sal

Nenhum comentário:

Postar um comentário