terça-feira, 5 de julho de 2016

Carreteiro de ovelha*



CARRETEIRO DE OVELHA - CORDEIRO
* O ARROZ DE CARRETEIRO:Elaborado originalmente à base de charque e arroz e tradicionalmente preparado em panela de ferro, é um dos principais pratos da culinária gaúcha.4
Todavia, nos tempos modernos, os gaúchos (ou rio-grandenses) preparam o arroz com carne moída ou sobras de churrasco e o chamam de "carreteiro" em alusão ao nome original "arroz de carreteiro".
A ovelha (Ovis aries) é um mamífero ruminante bovídeo da sub-família Caprinae. Um carneiro é uma ovelha macho e os juvenis são cordeiros, anhos ou borregos. É um animal de enorme importância econômica como fonte de carne, laticínios, lã e couro.
O Carneiro, a ovelha e o cordeiro são da mesma espécie dos ovinos; já as cabras, cabritos e bodes são da espécie dos caprinos e há, visivelmente, muita diferença entre ambas as espécies a começar pelo sabor da carne e também da fase de vida infanto e adulta...
O carneiro e um ovino já de fase adulta com mais de um ano de idade, quando já está apto para realizar a cruza com a fêmea... O cordeiro, por outro lado, permanece cordeiro, até um ano de idade, pois nessa fase não tem interesse nenhum pela cruza... Entendem? O mesmo acontece com os caprinos.... O cabrito é o correspondente ao cordeiro em sua fase imatura para o sexo, enquanto o bode é o correspondente do Carneiro em sua fase adulta, prontos para a procriação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário