terça-feira, 5 de julho de 2016

Sobre a vaca atolada

VACA ATOLADA
Uma receita especial para os dias de temperaturas mais baixas, a vaca atolada é tradicional na mesa gaúcha. A origem do prato é discutida. Há quem defenda que compõe o cardápio da cozinha caipira mineira, enquanto outros afirmam que surgiu
na cozinha campeira do Rio Grande do Sul. O importante é que o prato, à base de costela bovina e aipim, está presente na culinária brasileira.
 Da o nome vaca atolada, ou seja, costela de vaca atolada na mandioca.
É muito popular em estados como Rio Grande do Sul,Minas Gerais, Santa Catarina e Pernambuco .
Tropeiros valeparaibanos carregavam no embornal carne mergulhada na gordura, o que garantia alimento por um bom tempo, sem deteriorar. Ao longo das trilhas colhiam mandioca, assim podendo misturá-las e cozinhar junto com as carnes, uma comida forte e boa para dias mais frios da serra.
Ao se dirigirem às Minas Gerais, transpondo a Serra da Mantiqueira por terrenos íngremes, frios, irregulares, úmidos e principalmente nos períodos de chuva, o que tornava o solo alagadiço, o gado encalhava e não prosseguia, havia então o momento de remanejamento dos animais, o descanso da tropa e sua alimentação. Assim sendo, foi batizado esse alimento como Vaca Atolada.
No entanto, a receita de Vaca Atolada é tradicionalmente feita com costelas de boi, uma carne que não era aproveitada para compor a comida dos viajantes, e nem servia para fazer o charque ou carne seca. Mas provavelmente é que seja uma comida preparada após o abate do gado, cozinhando as costelas e sua gordura com pedaços de aipim e cebolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário